Hei!
Tudo beleza?
Semana passada começamos nossa devocional sobre 1ª João. Vimos sobre a ética cristã que ali é tratada, e envolve andar na luz, a confissão de pecados, obediência e o amor aos irmãos na fé, sendo que se esse último é de extrema importância!
Hoje vamos caminhar um pouco mais no texto. Vamos estudar os versos 15 a 27 do capítulo 2.
O primeiro trecho vai do verso 15 até o 17. Ele me lembra muito o Salmo 1:
1ª JOÃO 2:15 e 17
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade do Deus permanece para sempre.”
SALMOS 1.1-2
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor e nessa lei medita de dia e noite.”
Em nenhum dos textos diz que não devemos ter contato com o mundo! Como eu disse semana passada, DEVEMOS falar do amor de Deus às pessoas que não o conhecem, mas devemos andar na Luz (1.5-7).
Para poder falar do amor de Deus, precisamos ter contato com descrentes, MAS não devemos amar aquilo que o mundo oferece, não devemos buscar conselhos no mundo, não podemos cobiçar as coisas do mundo, não devemos imitar a conduta do mundo para parecer cool.
Nossa satisfação deve estar SOMENTE na lei do Senhor, na vontade do Senhor. E creia, é uma delícia quando estamos no centro da vontade de Deus! Não há outro lugar no mundo melhor que o centro da vontade Dele!
Mas João segue com o texto, ainda mostrando a diferença entre cristãos e não-cristãos, apóstatas e crentes.
Sabemos que um dia surgirá um anticristo no mundo, e aí caminharemos para o fim, para o apocalipse, mas não irei me arriscar nesse assunto!
Contudo João fala que muitos anticristos têm surgido. Ele os categorizou da seguinte forma:
• Eles são muitos (v. 18)
• São os que negam a encarnação de Cristo (v. 22)
• São os que negam o Pai (v.22)
• São os que são mentirosos e enganadores (v. 22)
• São os que não tem o Pai (v. 23)
Ou seja, há muitas pessoas que tentarão nos arrancar dos braços do Pai, e se descuidarmos…
Porém ele continua:
“Se o que ouviram desde o principio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E está é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (v. 24 e 25)
Se continuarmos firmes nos caminhos dele teremos a recompensa: VIDA ETERNA NOS CÉUS.
Eu sei que as vezes parece que nossa caminhada no mundo fica difícil. Há muitas coisas que devemos fazer e mais coisas ainda que não podemos fazer, mas nossa recompensa já está garantida! Nosso cantinho no céu já está garantido.
As vezes brinco dizendo que não me importo de viver embaixo da ponte quando estiver no céu, contanto que eu esteja lá!
Lá não nos lembraremos de todos os “sacrifícios” que tivemos que fazer nesse mundo, só lembraremos das vitórias, e ainda essas pertencerão a Deus.
Nada desse mundo levaremos para lá, e na verdade nada do que vivemos aqui importará. Somos forasteiros nesse mundo. Aqui não é nosso lar. Nosso lar é o céu!
Saber disso faz qualquer dificuldade ou luta valer a pena!
E lembre-se: Não estamos sozinhos nessas dificuldades/lutas! Temos o Espírito Santo que habita em nós, temos o Pai que nos carrega quando nossos passos falham! Basta confiar NELE!