Este ano alguns dos meus posts irão possuir assuntos mais direcionados a Moda, e claro, sempre inspirados por Deus através de sua palavra. Por isso, sua participação com dúvidas e sugestões sobre questões que deseja que a gente converse, será de grande importância. Vamos ao assunto de hoje?
O assunto de hoje é sobre uma questão bem simples: O que é moda com modéstia? E como posso começar a praticar ela no dia a dia?
Para quem não sabe, o significado de modéstia está associado a “ausência de vaidade” e “conformidade aos padrões éticos e morais da sociedade, pudor, decência”, no qual encontramos a essência deste significado em Provérbios 31: 10-31 e 1 Pedro 3: 3-5, e em ambos os casos, a admiração da mulher não está em adornos, mas em capacidade intelectual, disciplina e principalmente, ao quanto ela teme a Deus. Apesar de atualmente muitos veículos da mídia estarem insistindo na mudança de elogio a mulher para valorizar o intelecto mais que sua aparência, isso já era prioridade na Bíblia muito antes da mídia perceber. Incrível não acham?
Agora, se atentando aos versículos, é possível perceber que tanto no velho quanto no novo testamento a valorização da mulher além da aparência é encontrado, nos mostrando antes de qualquer coisa que devemos estar com o coração e mente primeiro em Deus, e depois, naquilo que é externo. Deste modo, o falar de moda torna-se algo mais simples, levando em conta que nossa aparência deve ser apenas um reflexo do nosso temor a Deus, e não uma reprodução de capa de revista.
Quando pensamos na moda como temos hoje, nas vitrines e lojas, temos que levar em conta que isso é algo que não existia na época da bíblia, pois naquele período, a produção das roupas era com o objetivo de durar 40/50 anos, enquanto hoje, ela é um objeto de consumo que muda de importância a cada estação. Porém, ainda que a moda tenha um significado e um funcionamento diferente, podemos mostrar quem Cristo é desta forma, e a solução é simples: através da modéstia.
No Brasil, o termo modéstia ficou marcado por roupas que tivessem menos decote e fosse mais longas, porém, antes de chegar nas blusas e saias, gostaria de mostrar o primeiro passo de pensar em roupas glorificando a Deus. Primeiro, pergunte a si mesma:
- Isso vai glorificar a Deus?
- Qual é minha intenção em comprar e usar essa roupa?
- Essa peça vai valorizar quem Ele é em mim, ou chamar a atenção para o meu corpo de modo vulgar?
Depois disso, vamos a algo que ninguém nos diz que é cristão, mas que devemos avaliar quando for pensar em moda e cristianismo que é o ciclo de uso de uma peça de roupas:
1º Compra: Ao comprar suas roupas, seja prudente em escolher apenas o necessário para o dia a dia! Escolha peças versáteis, e que possam ser usadas em diversos contextos por um longo período de tempo. Além disso, se a dúvida permanecer ao pegar a roupa, lembre-se das perguntas que coloquei anteriormente, e decida assim se vale a pena comprar ou não.
2º Uso da roupa: No dia a dia, seja cuidadosa com a lavagem das peças, evite o gasto excessivo de água, procure juntar o máximo de peças para lavar de uma vez só. No caso de passar roupas, seja prudente no gasto de energia e passe apenas o que é necessário. Tome cuidado com exposição das peças secagem, pois dependendo do tecido, ela pode perder a cor. Uma dica para cuidar melhor das roupas, é sempre olhar a etiqueta interna, geralmente do lado esquerdo da roupa, pois isto pode auxiliar muito na preservação da peça.
3º Pós uso: Cansou da peça? Não tem problema, há meios melhores do que jogar a roupa no lixo. Pense se é possível customizar a roupa, se pode doar, ou até dar para alguma amiga vender em brechós on-line. O ideal é sempre doar, afinal, você poderá alguém muito feliz que tem menos condições. No pós uso, é importante avaliar se você possui acesso a meios onde possa abençoar alguém, afinal, nem todos podem comprar roupas facilmente, e acredite, isso pode ser uma realidade da sua própria igreja e ciclo de amigos.
Sei que há muito o que se pensar sobre modéstia, mas os pontos que gostaria que refletissem até o próximo post são quais as atitudes do coração que precisam ser mudadas antes de realmente vestir-se de forma modesta. Muito mais de aparência, nossas mente e coração devem estar alinhados com bases bíblicas, de modo que possamos ter prudência com o dinheiro na hora de comprar, tem zelo com o meio ambiente no uso e em seu descarte, e amor ao próximo, ao pensar que podemos fazer a vida de alguém muito mais feliz, ao doar para lugares que podem ajudar pessoas menos favorecidas.
Gostou? Fale o que você gostaria de ver sobre moda modesta!