Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Salmos 116:01
Estamos vivendo tempos de falta de amor, todos queremos ter direitos , as mulheres principalmente tem gritado pelas ruas e pelas redes sociais que querem liberdade, querem ser respeitadas, neste momento onde os egos gritam assistimos assustadas as famílias desmoronando, os casamentos sendo dissolvidos, filhos rebeldes, pais sem paciência, e quando li este versículo fiquei pensando o que está nos faltando é “amor ao nosso Senhor” o que está faltando na sociedade moderna é amar ao Senhor, é servir a um Senhor que pode mudar e transformar nossas vidas.
Falar de amor é algo muito difícil, porque amar requer sacrifício, amar é muitas vezes perder, mais amar ao nosso Senhor é muito maior que tudo, porque deste amor vamos recolher tantas bênçãos, e mesmo em lutas e tristezas vamos ter forças para continuar.
A Palavra de Deus nos conta historias de muitas mulheres que amaram a Deus, que tiveram um Senhor que as ouviu, que as perdoou, que mudou suas historias de vida, precisamos como mulheres cristãs vivendo nestes dias de tantas guerras e falta de amor aprender com elas a amar nosso Deus e primeiramente saber que temos um Senhor a quem devemos honrar e obedecer.
Estas mulheres amaram a Deus em circunstancias diferentes, em idades diferentes, mais podemos olhar para elas e aprender que em primeiro lugar precisamos ter Jesus como nosso Senhor e Salvador, sem entender a grandeza deste Deus que se fez homem para nos salvar não vamos alcançar este amor e entender este cuidado de Deus para nossas vidas.
Voce pode pensar !! nos tempos bíblicos era diferente, muito mais fácil perceber as bênçãos, a vida era mais tranquila, hoje tudo é mais difícil !!! este pensamento está errado os dias das mulheres da Bíblia não eram mais fáceis, não eram mais tranquilos elas tiveram que confiar e assim viveram as bênçãos.
Estas mulheres viveram problemas semelhantes aos que enfrentamos hoje, e seus clamores foram ouvidos por Deus, amaram a Deus mesmo nos vales que a vida nos impõe.
JOQUEBEDE –
Exemplo de mulher que amou a Deus, que confiou em seu cuidado e em suas promessas em um momento extremo, como esposa e mãe, clamou e suas orações foram ouvidas, confiou e Deus cuidou de cada detalhe.
Joquebede ficou grávida no pior momento para isto, era escrava, sua família não tinha como sobreviver, e o faraó decretou que todo menino que nascesse seria jogado para os crocodilos, o que fazer ???
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. Êxodo 1:22
Se esta mulher vivesse em nossos dias amigas a levariam para uma clinica de aborto, ela estaria a frente das passeatas que pedem a legalização do aborto porque esta mulher teriam todas razões para acabar com a gravidez mais ela nos mostrou que a vida é sempre a melhor escolha, e que Deus pode mudar toda uma historia de abandono, dor e desprezo em vitória.
Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. Êxodo 2:03
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. Êxodo 2:09
Joquebede criou seu filho, ensinou o amor a Deus, ensinou a ter paciência, a confiar que Deus tem sempre a melhor resposta e saída para os problemas, preparou o líder que tiraria Israel do cativeiro.
Esta mulher amou a Deus, e ensinou este amor ao seu filho.
DÉBORA
Juiza em Israel, clamou por seu povo , lutou para libertar Israel do jugo de um tirano, mas nunca se esqueceu que era mulher, mãe e principalmente serva de Deus.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Juizes 4: 4 e 5
Débora poderia ser o que hoje chamamos de “mulher empoderada” ela tinha o poder de aconselhar o povo de Israel, homens e mulheres iam até ela para resolver todos os tipos de problemas, mais esta mulher conhecia e amava a Deus, sabia de sua responsabilidade e não procurou em nenhum momento poder, gloria, honra, ao contrário chamou a Baraque e lhe disse o que Deus tinha falado para ela.
E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; Juizes 4:06
Esta mulher nos ensina a amar a Deus, obedecendo os seus preceitos, no casamento, na família precisamos entender o nosso lugar e o nosso papel, Deus pode e usa a mulher mais quando ela se submete as suas leis e tem realmente Deus como Senhor de cada uma de suas decisões.
Deus deu a vitória para o povo de Israel usando a vida de Débora e de Jael para matar Sísera, e esta mulher louvou a Deus que amava.
Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei. Juizes 5:07
Assim, ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força. Juízes 5:31
Uma mulher que amava a Deus, que clamou por seu povo trouxe paz , trouxe justiça ao seu povo, uma mulher que conhece e sabe o seu papel trará paz ao seu lar e a sua família, orará por seus filhos e lutará se for preciso para que a justiça seja feita.
Deus nos dará força como do sol para lutar por nossos casamentos, famílias, filhos, igrejas.
MARIA MADALENA
Uma mulher que amou a Deus, que foi grata por tudo que recebeu, que precisou de coragem para seguir a Jesus, que viu com seus olhos o maior de todos os milagres, ela viu Jesus ressurreto.
Até hoje muitas mentiras são escritas e faladas sobre esta mulher, a Bíblia nos conta sua historia de maneira clara e simples.
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Lucas 8:02
Uma mulher atormentada que ficou livre quando Jesus expulsou os demônios de sua vida, e mais importante perdoou seus pecados, esta mulher passou a seguir Jesus, a caminhar com a multidão que muitas vezes estava com Jesus, Maria Madalena certamente viu milagres, mais principalmente Maria Madalena ouviu o que Jesus ensinava enquanto caminhava, ela o seguia porque cria em suas palavras não só nos milagres que aconteciam, Maria Madalena seguiu Jesus até a cruz, estava observando e certamente chorando ao ver o sofrimento do seu Senhor, muitos fugiram, muitos tiveram medo, muitos duvidaram, mais Maria continuou seguindo, e viu onde Jesus fora sepultado, correu perigo para na madrugada do domingo ir até o sepulcro levando especiarias para embalsamar o corpo de Jesus, ela o amava mas ainda não tinha entendido tudo, mas naquela manhã ela teve coragem e foi até ao sepulcro.
Que momento precioso, Maria amava Jesus mas precisava aprender mais, entender que Jesus era mais que um homem ele era Senhor e Mestre de sua vida.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. João 20: 15 e 16
Muitas vezes estamos como Maria Madalena, servindo , seguindo, mais quando um vale aparece começamos a chorar a duvidar, não existe motivo para medo ou desespero, para lágrimas e murmurações.
Jesus está perguntando: Por que Choras???????
Maria reconheceu a voz de Jesus que a chamava pelo nome, Jesus nos chama pelo nome porque nos conhece, estamos reconhecendo a voz do nosso Salvador ??
Maria naquele momento percebeu que estava diante de Jesus ressurreto em corpo glorioso, que ele vencera a morte então ela não precisa mais temer, nem chorar, nem murmurar Jesus Senhor de sua vida, Mestre que tudo sabe que tudo pode resolver estava ali diante dela.
Jesus o Senhor está diante de você minha irmã, não existe dúvida que ele não possa responder, não existe mais motivos para medo ou desespero.
Clame ao Senhor, Ele te ouve e te responde, tenha verdadeiramente Jesus como Senhor de sua vida, expresse este amor em palavras, em louvor, em vida de testemunho, em obediência.
Nancy Felix Fragoso