O especial do mês é o outubro rosa! Semana passada conversamos um pouco sobre o que é o outubro rosa e que possível relação a Bíblia tem com essa campanha.
Mas nas próximas 3 semanas queremos estudar um pouco um dos mais famosos (senão o mais famoso) capitulo da Bíblia para mulheres – o capítulo 31 de Provérbios.
Antes de mais nada vamos ver para quem de fato esse versículo foi escrito. Logo no verso 1 lemos:
“Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez”
Ou seja, esse texto não foi escrito para ser um manual de como ser uma mulher e/ou esposa segundo o coração de Deus. Esse texto foi escrito para que o rei Lemuel pudesse ter um parâmetro a seguir na busca de uma esposa.
Não que isso anule o fato de poder ser um manual a ser consultado, mas vai muito além disso! Mostra as qualidades que um homem deve procurar em sua futura esposa.
Porém nos 9 primeiros versículos ela dá orientações de como ele deve se portar, logo nós, mulheres, podemos usar isso como parâmetro na busca de um marido (para aquelas que ainda não são casadas).
Nos versos 3 a 7 a mãe de Lemuel estava o ensinando que é necessário ter disciplina pessoal.
“não gaste sua força com mulheres, seu vigor com aquelas que destroem reis. “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina e deixem de fazer justiça aos oprimidos. Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho aos que estão angustiados; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade.” (grifo da autora)
“Quanta força moral, quanta força emocional, quanta força espiritual e quanta força física (a AIDS que o diga!) não são dissipadas em nosso país, até em nossas igrejas, devido à indisciplina pessoal, à imoralidade?”. 1
Quantas vezes não gastamos nossa vida com coisas que não valem a pena, com coisas imorais e que nos levam a pecar? “O homem é semelhante a um sopro; seus dias, como a sombra que passa.” (Sl 144.4). Nossa vida aqui na terra é tão breve, porque não gastá-la, ou melhor, investi-la em coisas que são eternas?
“Mas ela não parou por ali. A abordagem sobre a bebida alcoólica é superimportante. Ainda hoje, muitos desesperados anestesiam-se das dores da vida nos clubes, nas festas sociais, nos milhares de barzinhos ou até em casa.
Com percepção, a mãe de Lemuel comenta aquilo que leva tantos a fazer isso, ‘para que se esqueças da sua pobreza, e de suas fadigas não lembrem mais’. Isso, além do numero crescente de acidentes provocados por aqueles que, bêbados, se esquecem da lei”. 1
E ela ainda vai mais além. Nos outros 2 versículos desse bloco ela aborda questões ligadas à esfera pública.
“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. (grifo da autora)
Por mais que ela estava falando a um rei, não pense você que essas instruções não valem para um “homem comum” (a não ser que você esteja planejando casar-se com um rei também… não que a instrução será diferente).
“O mundo atual é tão cruel em sua filosofia de ‘Cada um por si’; ‘Que se virem’; ‘O problema não é meu, graças a Deus’. Mas saiba que, graças a este mesmo Deus, o problema é seu. O Senhor ainda anda pelo quintal de nossa casa, pelo estacionamento do condomínio onde moramos, perguntando: Onde está o teu irmão? (Gn 4.9). O ‘não sei’ de Caim e sua indignação toda não valeram nada. Universidades e escolas não ensinam essa compaixão de Cristo e de Jó. (…)
Será que nosso país precisava ser do jeito que é? Essa multidão de necessitados vai crescendo e crescendo sem que digamos nada, sem que façamos nada? (…) O egocentrismo é a essência do pecado.” 1
Que, ao escolher um futuro cônjuge, possamos olhar além das coisas triviais (tem um bom emprego? Tem um carro e casa quitada?). Vamos procurar qualidades nos homens que a Bíblia expõe a nós, nesse caso alguém que tenha disciplina, que pensa no próximo, mas acima de tudo, planeja investir sua vida nas coisas que são eternas!
1 EVERY-CLAYTON, Joyce Elizabeth W. Fale, mulher: escutando mulheres da Bíblia. João Pessoa: Betel Brasileiro, 2014.
1 comentário
[…] Semana passada, pudemos começar a estudar o capítulo 31 de Provérbios pensando sob uma ótica, talvez, pouco habitual. Se você perdeu, reveja aqui. […]