É impressionante como nos acostumamos com certas coisas na nossa caminhada com Deus. Ao cantar louvores durante o culto, simplesmente não nos damos conta do que de fato declaramos para Deus, e do quanto as palavras são valiosas.
Na maioria das vezes, dizemos que entregamos tudo ao Senhor, que nossa vida é para Ele, que todo nosso ser deve ver dedicado a Deus mas no fim das contas, voltamos para casa e na primeira dificuldade, tomamos o controle da situação e fazemos tudo do nosso jeito, deixando Deus de lado, e realizando as coisas de maneiras muitas vezes erradas, nos levando ao arrependimento.
No texto de hoje, gostaria de compartilhar 3 tópicos que nos permita entender compreender o que é entregar tudo a Deus, e como isso pode ser visto em algumas passagens bíblicas.
- Para compreender como entregar tudo a Deus, precisamos entender que Ele é Criador de todas as coisas, e Tudo pertence a Ele.
Em passagens como João 1:1-4, João 3:31, Hebreus 1:10 e Isaías 52:7 podemos confirmar que Deus é soberano, criador de todas as coisas e dono de todas elas. Destaco aqui a versículo 10 de Hebreus 1: “E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.”
Podemos então entender como primeiro ponto que nossa existência, que absolutamente toda a criação, tanto dos céus quanto da terra, são obras de Deus, nos fazendo entender primeiro de tudo que nada a nós pertence, mas sim ao Senhor.
2. Entregar tudo a Deus é entender que precisamos renunciar nosso ego e também, os nossos medos.
Para isso, destacam-se passagens bíblicas como João 3:30, Salmos 31:5, Provérbios 3:5-6 e mais uma vez Isaías 52:7. Gostaria de enfatizar João 3:30 e Isaías 52:7 que foi apresentado nos dois tópicos.
Em João 3:30 diz “É necessário que ele cresça e que eu diminua”, e de maneira simples e direta, é possível entender que Deus, em sua soberania, não é apenas o criador, mas também alguém para ser exaltado. Deste modo, precisamos que Ele cresça, e isso exige de nós a diminuição de quem somos. Por mais autoritária que essa interpretação venha a parecer, olhe com carinho!
Deus, nosso criador, que cuida de nós em cada detalhe, quer que venhamos a estar mais junto dEle, só que para isso, precisamos deixar nosso ego, nossa mania de controlar tudo, e nos permitir ouvi-lo. É como fazer uma nova amizade, preciso saber ouvir as pessoas para que possamos saber quem elas são, se ficarmos falando sem parar, nunca daremos chance para que ela diga algo e mostre a pessoa incrível que é.
Entende como é lindo e simples pensar que com Deus é do mesmo modo?
Já em Isaías 52:7, na parte b do versículo diz: “que dizem a Sião: “O seu Deus reina! ” ”, esta passagem confirma mais uma vez a ideia dos dois primeiros tópicos, ao lembrar que Deus é soberano,reina, e ainda nos permite o privilégio de conhecê-lo cada dia mais através de sua palavra, precisamos apenas estar atentos e dispostos a buscar isso todos os dias, e deixar nossos medos e orgulhos de lado para que assim, Ele nos mostre o modo certo de agir.
- Entregar tudo a Deus é realizar uma busca diária pelo seu querer, amor e misericórdia.
Em Salmos 31, dos versículos 14 a 16 diz:
“Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: “Tu és o meu Deus”.
O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.
Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo; salva-me por teu amor leal.”
Nestes versos vemos o quanto o salmista se mostra dependente de Deus, em meio a suas dificuldades. Mesmo com as perseguições e pessoas mal intencionadas, ele reconhece que Deus é o único capaz de livrá-lo de todo o mal.
Do mesmo modo, precisamos aprender a entregar a Deus nosso amanhã, dia após dia, levando em conta que a Ele tudo pertence, que é necessário que cresça, e que todos os nossos dias estãonas mãos dEle, e o que há de vir depende apenas do Senhor. E através da fé, aprendemos a descansar e estar sensível a percepção daquilo que Ele realiza, como podemos observar em Salmos 136:1-26 e em Hebreus 11, com os exemplos de fé.
Em ambas as passagens, é possível observar que Deus é misericordioso, pois grandes atos Ele realizou, e através da fé em Deus, foi possível ver renúncias de pessoas que pela fé, creram nas promessas do Senhor, e deste modo, Deus, em sua fidelidade realizou as promessas feitas a cada um como destacado no capítulo de Hebreus citado acima.
Ao final destes tópicos, espero que possamos reconhecer a soberania de Deus, e compreender que tudo foi criado por Ele, e em vista disso, precisamos abrir mão de nossas vontades e através da fé, entregar diante de Deus todos os nossos sonhos e vontades. Neste caso, precisamos lembrar que a ideia aqui não é entregar a Deus uma vida esperando que Ele venha agir nas nossas vontades, mas sim entender que a vontade dEle é soberana e é colocada em nós a maneira dEle, no tempo dEle e do jeito dEle, e com a busca diária de Seu amor em nossas vidas, vamos nos preenchendo dEle e discernindo Teu querer em nós. E através da busca diária, passamos a ter sensibilidade em observar Teu agir, e buscar a Tua vontade acima de qualquer coisa.
Por fim, concluímos com o seguinte versículo: “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” – Colossenses 1:16
Pois, no fim das contas, nossa existência não é para que possamos nos preencher de ego ou vontades pessoais, mas concluir que tudo que há em nós foi criado por Ele, e para Ele devemos nos dedicar. A partir disso, compreendemos que a renúncia diária do nosso eu nos permite um preenchimento completo de quem Ele é, nos permitindo viver integralmente sua perfeita e agradável vontade.