É semana dos namorados, e fico impressionada em como todo o ano as reações são sempre as mesmas. Os casais apaixonados, os solteiros satirizando tal ato, a mídia em cima de cada um a fim de faturar, e claro, conforme os anos passam, as propagandas melhoram para que todos possam ser atendidos e supridos pelo consumo.
O que ninguém nos conta, é que independente da data, nosso coração deve ser trabalhado com base em verdades cristãs, a fim de edificar a cada um, independente do momento que esteja vivendo. Desta forma, alguns “tabus” recorrentes na igreja serão esclarecidos abaixo:
- Não há motivos para constrangimento por estar solteira! Sim, exatamente, para com essa sofrência e levanta a cabeça. O momento de estar solteira é um presente de Deus para conquistar diversas coisas que em um namoro, você não necessariamente fará, como por exemplo, ter momentos de profunda relação com o Senhor, seja no particular ou ministerialmente. Jesus e Paulo recomendam a condição de estar solteiro, sendo que em Mateus 19:12 vemos Jesus explicando sobre isso ser chamado para alguns e ser algo bom para quem tem condições, e Paulo em 1 Coríntios 7 sendo mais radical acerca do assunto e enfatizando ao longo do capítulo o quão vantajoso é estar neste condição (recomendo a leitura do capítulo todo pois será mais proveitoso!). Desta forma, estar em período de espera ou até de descobrir o chamado do celibato não deveria ser constrangimento a ninguém, afinal, não ficamos constrangidos no dia das crianças por não ganhar presentes, ou no dia do estudante simplesmente por não estar na escola. Se isso parece piada para você, então aplique a mesma lógica ao dia dos namorados.
- Dia dos namorados foi criado para vendas, nem por isso seu namoro é produto! Precisamos parar com a cultura desta comemoração ser motivo para ostentar o namoro, causar inveja ou simplesmente se gabar que você é “capaz” de namorar. Deus nunca olhou para nós pelo nosso status social, principalmente o namoro que nem era uma cultura dos povos descritos na Palavra. Se olharmos por exemplo Samuel ao ungir Davi, ele não o procurou pelo o que Davi se mostrava ser, mas sim pelo o que seu coração era diante de Deus, como podemos ver em 1 Samuel 16:7 “O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”, logo, ficar nas redes sociais e até no ciclo de amigos se gabando por um relacionamento não vai edificar as pessoas ao seu redor, pelo contrário, pode gerar comentários desagradáveis e inveja. Diferente do que o mundo diz, aproveite o momento para ação de graças, orando pelo relacionamento e refletindo sobre as bênçãos de Deus ao longo do tempo sobre sua vida e a de seu namorado/noivo/marido.
- Estar solteiro ou namorando podem ser ruim da mesma forma, ou excelente da mesma forma! Apesar da frase ser estranha, a ideia é simples: quem faz as coisas darem certo é você! Deus nos dá o sustento, as forças, a bençãos do dia a dia, e muitas vezes em meio a um mundo sujo, nos prendemos a aquilo que não temos, e desta forma, passamos a reclamar, murmurar, criar fofocas, inveja e cravar um orgulho em nosso coração. Isso é muito claro nos dias atuais seja a pessoa namorando ou solteira, ou você nunca viu meninas solteiras sempre defraudando vários meninos, ou meninas namorando que são extremamente ciumentas? Seja de um lado ou de outro, de nosso coração está com o foco no egoísmo, isso vai fazer com que tudo ao redor seja ruim, e dessa forma, não importa o status de relacionamento, a semana vai ser infeliz independente das comemorações, e isso não agrada a Deus. Lembre-se de Salmos 1, que nos lembra que nossa satisfação está na Lei, ou seja, na Palavra de Deus, e quando lemos a Bíblia, logo respondemos as questões egoístas e combatendo os pecados que tentam nos influenciar diariamente.
- Se você tem amigas namorando, ore por ela(s) e se elas elas estão solteiras, ore também! Precisamos parar com essa ideia que namoro é uma corrida de status igual a ganhar na loteria. Ainda que seja uma benção nas quais devemos honrar, isso não significa que ela faz alguém ser melhor ou pior, por isso, ore! Ore pela santidade, pela comunhão, pela cumplicidade do casal, pelas condições para se pensar em casamento, do mesmo modo garotas que estão namorando (ou solteiras), ore pelo futuro namorado de suas amigas! Que ela possa ter alguém legal, que a leve para mais perto de Deus, que ela tenha sabedoria em não se iludir e se deixar ser machucada por alguém indecente por exemplo. Há tanto o que orar que não haverá tempo para egoísmo. Se tivermos amizades que se ajudam e dão forças através das orações, todos serão edificados, e cada momento poderá ser desfrutado a sua devida maneira em seu devido tempo. Em Atos 2:42 é lembrado como a oração era uma atitude marcante da igreja primitiva, sendo um dos laços de comunhão e crescimento da igreja, então desta forma, ore! Mas não pensando apenas em você, mas nas irmãs em Cristo, crescendo em equipe, como um só corpo.
- Respeite o tempo e os desafios de cada um! O namoro e o período de espera possuem demandas diferentes, e são enfrentados de modo muito particulares, ainda que dentro de uma mesma igreja. Desta forma, seja respeitosa e prudente com suas amigas, seja no conselho, seja na convivência. Se há motivos para orar, ore, mas não fique apressando uma amiga solteira a namorar por conta de sua idade ou status social. Também não falte com respeito a um casal simplesmente pelo prazer de constranger. Já ouvi histórias absurdas de pessoas que sabiam que uma pessoa estava namorando, e mesmo assim oferecia outras pessoas, pois achava que “combinava mais”, e infelizmente, não ouvi isso apenas uma vez e pior, dentro da igreja. Em outros casos, dar conselhos e sugestões sem ser alguém que acompanha o casal de fato, simplesmente pelo prazer de se mostrar mais sábio, mas que no fim das contas, vai atrapalhar mais do que ajudar. Como diz minha mãe, de você não vive algo, não faz o menor sentido aconselhar. Então, seja namorando, seja solteira, saiba respeitar as realidades de suas amigas sem a necessidade de causar constrangimentos em público, comentários destrutivos e ferir uma amizade pelo prazer de ver alguém mal sem motivo nenhum. Se a pessoa pede respeito sobre estar solteiro, não force a barra, e se a pessoa está namorando, tome cuidado, pois você pode ser uma pedra de tropeço sem necessidade. Gálatas 5:26 em algumas traduções pede que não venhamos a causar inveja ou provocações uns aos outros, logo, respeito e sabedoria são pilares para conviver em comunhão e alimentando amizades saudáveis.
Todas essas reflexões são dilemas comuns no período de dia dos namorados, com tantas campanhas como dito anteriormente, e até às próprias igrejas com programações específicas, tensões são criadas nos mais diversos contextos. Porém, como irmãs em Cristo, a solução é buscar verdades bíblicas que nos direcione, e nos lembre que o propósito do relacionamento não está em uma data, mas em uma vida inteira dedicada a Deus, e na escolha de se viver ao lado de alguém que irá compartilhar da mesma fé e constituir uma família firmada na rocha. Se você ainda não sabe seu chamado, não se abale, ore e medite na Bíblia, com o tempo você saberá a melhor escolha, o segredo é não se apressar e lembrar que há tempo para tudo, incluindo o respeito, a submissão e a comunhão.
Com amor,
Rebeca.