Você com certeza já deve ter visto em alguma legenda de foto, a seguinte frase: “você precisa amar a si mesmo, pois assim conseguirá amar os outros”, ou “o que importa é se amar”, e até “a melhor coisa é se olhar no espelho e amar aquilo que vê”. Vivemos num mundo onde o ser humano é totalmente exaltado, colocado num pedestal para ser admirado e seguido. Figuras que fazem qualquer tipo de “boa ação” e viralizam na Internet, são considerados heróis do nosso tempo.
Além disso, a mídia, o feminismo e até as falsas religiões, promovem o culto do “eu”, dizendo que o que importa é você se sentir bem, ser feliz e estar bem consigo mesmo. Não importa se pra conseguir uma boa profissão, você precisará passar por cima de outras pessoas, mentir e se corromper totalmente, o que importa é estar no topo. Quando o papo é o relacionamento com outras pessoas, isso se torna ainda mais gritante. Você não deve nunca correr atrás, demonstrar que precisa de outra pessoa. Perdoar? Nem sabemos o que é isso.
Muitas vezes, pessoas que tem problema de auto-estima são aconselhadas a se aceitarem do jeito que são, se amarem do jeito que são, e ser feliz assim. Muitas meninas dentro das igrejas, seguem tais filosofias, e sofrem grandemente, pois estas não são capazes de suprir o vazio que há dentro de suas almas. Contudo, quando vamos às Escrituras, nos deparamos com um Deus que nunca prometeu nos exaltar, nunca prometeu mostrar o quanto somos bons, mas que dia após dia deseja nos mostrar o quão perfeito e bom ELE é.
O Evangelho do começo ao fim das Escrituras, trata de quem Deus é, e do que Ele fez por nós através da obra redentora de Jesus Cristo. O evangelho nos humilha, pois só assim nos agarraremos na cruz de Cristo, e no que Ele fez por nós. O Pai nos mostra nossa total incapacidade de sermos bons, de buscá-lo e de alguma forma nos fazermos plenos. Assim como nosso Salvador, devemos nos humilhar. Devemos confessar diante de Deus o quanto somos pequenos perto de sua grandeza, e o quanto dependemos de sua graça e misericórdia.
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2:20
“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8:36
“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” Provérbios 29:23
“Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.” Tiago 2:8
Você já se ama o suficiente. Eu já me amo o suficiente. O tempo todo buscamos nossos interesses e que tudo saia do nosso jeito. Que possamos exercitar nossa fé, nos humilharmos diante do Senhor, sermos humildes e consideramos nosso próximo mais importante do que nós mesmos. Assim como Cristo, em um momento de extremo sofrimento, possamos dizer: “Mas que seja feita a tua vontade Pai, não a minha”.
2 comentários
Olá, Graça e paz! Primeiro, quero dizer q tenho o “Projeto Puritanas”, como um dos melhores blogs cristão. Nesse texto, entendi o sendido q a escritora quis passar quando escreveu: “Contudo, quando vamos às Escrituras, nos deparamos com um Deus que nunca prometeu nos exaltar, nunca prometeu mostrar o quanto somos bons, mas que dia após dia deseja nos mostrar o quão perfeito e bom ELE é.”, realmente Deus nunca prometou mostrar o quanto somos bons, até msm pq não somos; mas Deus promete sim nos exaltar, mas no sentido correto de ser exaltado, como está em Tiago 4:7-10. Verso 10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!”. Paz
Obrigada pela reflexão irmão, o que disse é verdade. Agradecemos por sempre nos acompanhar, e estamos abertas para ouvir, sempre que notar essas “aparentes” contradições, rs. Deus abençoe sua vida, a paz do Senhor =)